Concorrente satisfeita

Boa noite!
É com muito agrado que vos mostro o seguinte e-mail.


Regresso às aulas!

É oficial o regresso às aulas!
Começa uma nova etapa na vida dos nossos filhos, mais um ano letivo. Novo Stress, novos amigos e professores e para alguns até nova escola.
E para nós pais?
Depois de praticamente três meses de férias começa novamente a correria de despachar as crianças pela manhã para chegarem a horas à escola. Novos horários e novos percursos para percorrer.
Mas...
Para eles é a emoção de voltar a ver os amigos, a azafama de estudar, cumprindo os deveres de aluno e as obrigações de bom estudante!
Que o novo ano letivo seja cheio de sucesso!




Fome insaciável? 12 explicações...

Todos nós conhecemos alguém que não pára de comer! Até irrita porque cada vez que está a comer, parece que não come há anos! Ou até somos nós próprios que temos esse problema. Mas há várias explicações (e resoluções) para isso.


  1. O transtorno de compulsão alimentar periódica caracteriza-se pela pessoa não ter controlo sobre aquilo que come e ingere grandes quantidades de comida em pouco tempo. Come vorazmente, arrepende-se mas não vomita. O estudo Psychosocial aspects of obesity and obesity surgery (2001) indica que os principais sujeitos (27 a 47%) são os pacientes de cirurgia bariática.
  2. Todos os alimentos ricos em hidratos de carbono especialmente os com amido fazem "viciar" e dão a sensação de fome. Isto acontece nos alimentos com farinha branca e açucarados que provocam grandes variações nos níveis de glicose/açúcar no sangue e essas quebras provocam a sensação de fome intensa levando a querer continuar a ingerir este tipo de comidas.

  3. Quando se come rapidamente, o estômago até pode estar cheio mas o cérebro ainda não assimulou. Um estudo publicado pela Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism conclui que comer devagar e calmamente facilita a produção das hormonas que conduzem à sensação de saciedade. 20 minutos é o tempos que o cérebro demora a receber a informação de satisfação.
  4. Quanto mais tempo o estomâgo passa vazio, mais "hormona da fome" (grelina; hormona que atua no cérebro dando a sensação de fome) produz. Por isso, não se deve passar das 4h sem comer.
  5. Comer mais proteínas vai prologar a sensação de saciedade e inibir o apetite. Os alimentos com mais proteínas são: soja, feijão, nozes, peixe, aves de criação, carne de porco, lacticínios. magros
  6. O cérebro confunde sede com água por isso, beber muita água vai ajudar a saciar. Se isso não acontecer, é sinal que é fome mesmo e aí tem de se comer seguindo tudo o que já foi dito.
  7. O álcool estimula o consumo de comida com muitas calorias, mesmo quando o estomago está cheio porque desidrata (até causando a sensação referida no ponto 6). Alternar álcool com água.
  8. É do conhecimento de todos que certos medicamentos aumentam o apetite como os antidepressivos e corticosteróides. Conversar com o médico e ler a bula/folheto pode ajudar.

  9. O consumo de gorduras saudáveis é essencial! Ex: proteína, gordura insaturada encontram-se no salmão, em nozes, sementes e no abacate.
  10. É difícil resistir quando se está o dia todo exposto a comida nas redes socias (#foodporn). As imagens levam à produção de grelina relacionada com a fome como foi explicado anteriormente. O mesmo acontece com os cheiros.
  11. Quando está sob stress, o corpo humano produz mais hormonas como a adrenalina e cortisol que levam o cérebro a achar que precisa de mais energia. Reduz também os níveis de serotonina um supressor da fome.
  12. Uma investigação realizada pela Universidade de Uppsala, na Suécia, demonstrou que uma área do cérebro responsável pela sensação de apetite é ativada com mais intensidade depois de uma noite de mau sono. Tudo por causa da disrupção do ciclo normal hormonal. O estudo foi publicado no The Journal of Clinical Endocrinology And Metabolism.
    A vida é bela ou não Garfield... Especialmente quando se engorda demais não é beleza nenhuma 



Resultado do sorteio da Nivea


Bom dia!
Como o sorteio acabou ontem e hoje eu tive tempo, vou já anunciar o vencedor!


Houve algumas desqualificações e só agora reparei que me esqueci de vos pedir o e-mail mas não faz mal porque contacto através do Facebook ou da plataforma onde partilharam.

Antes de anunciar a vencedora (sim, uma mulher), quero agradecer às minhas amigas que se fartaram de partilhar o sorteio, quero agradecer a todos os participantes e principalmente aqueles que mais se esforçaram e partilharam muitas vezes este passatempo! Quero também dar as boas-vindas a todos os novos seguidores! Já somos 215 e estou muito feliz por isso! Espero que juntos, consigamos crescer mais um pouco mas que sobretudo gostem do conteúdo, das minhas dicas e que continuem aqui. Também existiram mais passatempos ao longo do tempo.

Deixo-me de rodeios para anunciar que quem vai ganhar um produto da Nivea novinho em folha para uns caracóis super giros é a Cristina Gonçalves! Muitos parabéns!

Agradeço à Cristina se me puder enviar um e-mail para angelinasantola@gmail.com. Seria mais fácil. Obrigada a todos e até breve!





AVISO: o sorteio acaba amanhã

Passei aqui rapidamente só para avisar que o sorteio acaba amanhã. Partilhem, por favor, muito hoje e se ainda não participaram, vão a tempo.

http://oqueporangelinasantola.blogspot.pt/2015/08/sorteio.html
SORTEIO AQUI

Como poupar no regresso às aulas

As aulas estão prestes a começar e muitos pais/alunos já têm a lista de material. Isso poderia ser bom, mas em tempos de crise, não é. Por isso mesmo, trago algumas dicas de como poupar no regresso às aulas.


  • comprar livros online aproveitando portes grátis e com desconto muitas vezes compensa
  • comprar o material escolar apenas necessário e que não tenha "sobrado" do ano passado (ex: tesouras, pincéis, bolsa não são necessários comprar todos os anos)
  • livros em segunda mão: pedir a primos, amigos, conhecidos ou contactar com a escola a saber das opções
  • faça uma lista com apenas o necessário
  • aproveitar marcas brancas (Note It do Continente, por exemplo)
  • optar por material mais simples e decorá-lo com os miúdos
  • comprar material mais barato com caixas de bonecos animados/desenhos desde que o material em si não tenha (dá para todas as idades)
  • quanto mais cedo melhor porque quanto mais se aproxima a data, mais caras as coisas ficam
  • pesquisar e comparar os locais onde os preços são mais baratos e se o dinheiro do transporte compensa
  • qualidade vs quantidade existem certas coisas que vale a pena investir para poupar dinheiro a longo prazo: boa mochila, lancheira, casaco de Inverno, botas, sapatilhas e etc. Aqui conta a qualidade para estes materiais durarem 2 ou 3 anos
  • o material dos irmãos (de outros anos) pode servir
Se tiverem mais alguma dica, digam aí nos comentários. Boas compras e boas férias!